Nasce o Conselho de Famílias Angelim

Foram meses de trabalho colaborativo, com estudo, busca de referências, análise de cenários e muita escrita. Também houve muita ‘tentativa e erro’ para chegarmos ao caminho possível que trilharemos a partir de agora.

Não foi trivial, nem fácil. Desenhar as estruturas de uma pétala tão relevante demandou – além de tempo – profundidade, ponderação e conciliação. 

Muitas mãos envolvidas. Ao longo do percurso algumas se perderam, outras seguiram, novas chegaram. Mas todo este caminhar foi necessário (e salutar!), para que o Conselho pudesse nascer para além do papel.

Este processo, foi no entanto, estruturante e contribuiu para o amadurecimento, não apenas das ideias, mas também das pessoas. Se hoje damos este passo, o fazemos com mais confiança e legitimidade.

Um desfecho positivo de um impulso que começou no ano passado, sob a guiança do educador Waldorf e consultor Tião Guerra, durante a Imersão no Planejamento Associativo. Mas se lá atrás um dos objetivos era ampliar o engajamento das famílias na vida associativa da escola, hoje temos uma maior clareza de que também é sobre escuta, acolhida, vínculo e respeito.

E qual Será o Papel do Conselho de Família?

  • Atuar como mediador e porta-voz das famílias
  • Facilitar a comunicação e o diálogo aberto entre as famílias, corpo docente e administrativo, promovendo a transparência e confiança mútua
  • Apoiar o desenvolvimento socioemocional das crianças e das famílias, alinhadas com os valores da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia
  • Promover a inclusão e acolhimento
  • Avaliar o resultado da pesquisa anual realizada pela escola, visando orientar as ações de acordo com necessidades e expectativas da comunidade
  • Fomentar e fortalecer redes de apoio
  • Fomentar a educação contínua, contribuindo para a disseminação dos princípios da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia entre as famílias

Além disso, por meio do Colegiado Comunitário (grupo de cinco Conselheiros que fará a interface direta com as Diretorias Administrativa e Pedagógica), se buscará auxiliar a tomada de decisões e realizações da escola, num fluxo coerente com a integridade do organismo escolar.

O que Acontece a Partir de Agora

Com a vigência do novo regimento (aprovado em 24 de maio) dá-se início ao ritmo de encontros periódicos, entre todos os Conselheiros de Sala (que representam os anseios e necessidades de suas microcomunidades), bem como se ativa o exercício do Trevo Associativo Angelim, com a integração do Colegiado Comunitário à Gestão Ampliada.

Muitas Vozes, Uma Só Canção

Aos bravos Conselheiros que aceitaram o convite de dar corpo a esta tão importante pétala, pavimentando o caminho para os que ainda chegarão, o nosso muito obrigado! 

São eles:

SalaConselheiro/a(s) TitularesSuplentes
Maternal Profa. ClaudinhaTânia Valle*Geórgia Palandi
Maternal Profa LucianaThiago Valesi*Rachel Santana
Maternal ProfLígiaRodrigo (a confirmar) 
Jardim Prof RobertaSâmiah A Abed* 
Jardim Prof. CarlosDaniel Sahade**Glaucia Caixeta
Jardim ProfKellyRafael MeschiattiCarol Melo
Jardim ProfLisAna CarolinaFernanda Farias
Primeiro AnoPedro MartinsTaíssa Gibrail
Segundo AnoLetícia Faria Sérgia
Terceiro AnoThiago RaniRenata Rino
Quarto AnoJorge ChaguriNatália Alberice
Quinto AnoCamila FortunatoJanice
Sexto AnoIvan S Anselmo*Camila
Sétimo AnoSabrina Sancheta*Cinthia Palomino
Oitavo AnoNadia Minetto 
Nono AnoEglair VascãoCintia Chaguri

*Também membros do Colegiado Comunitário. ** Também Conselheiro Suplente do Colegiado Comunitário.

E a todos os que puderam contribuir nas diferentes etapas do processo, agradecemos o empenho, dedicação, resiliência e fé! 

Alcançar a harmonia num coral de muitas vozes é, de fato, um grande desafio, porque exige o equilíbrio delicado das forças de cada voz. Mas o resultado costuma ser lindo e emocionante.

Que assim seja!

Posts relacionados

Enviar uma mensagem
Olá, nós da Escola Waldorf Angelim agradecemos sua intenção de contato.
Podemos ajudá-lo?