A relação saudável com o meio ambiente é um pilar fundamental da nossa escola. Tanto as vivências diárias na natureza, quanto as práticas de plantio, colheita e compostagem, fazem parte do nosso currículo e do nosso compromisso em promover uma educação integral. Esse ano, começamos dando um grande e importante passo de reduzir ao máximo a produção dos nossos resíduos para nos transformar em uma Escola “Lixo Zero”.
Este desafio faz parte das nossas iniciativas de educação ambiental e da nossa meta de reaprender a olhar para o consumo e para os descartes, reavaliando nossas escolhas e dando um destino circular à maior parte delas.
🌿 Primeiros Passos Rumo ao Lixo Zero
Desde o início, essa nova iniciativa conta com a participação ativa de todo o corpo pedagógico e com a parceria com o curso de gestão ambiental da Fatec e da consultora de Lixo Zero, Beky, que tem ensinado de maneira extraordinária as atividades práticas que envolvem o projeto.
Começamos com uma sensibilização do corpo pedagógico e de todos os professores, para então, durante uma semana em cada unidade separarmos e pesarmos diariamente os resíduos orgânicos e não recicláveis gerados. O último dia foi reservado para abrir os sacos e revelar a nossa verdade: uma pilha de plásticos, papéis, alumínios, isopores e vidros. Todo esse trabalho pôde ser acompanhado por alguns pais que, juntamente com a equipe, presenciaram momentos de reflexões e muito aprendizado.
🌎 O Movimento Continua
Semanalmente, as alunas da Fatec, Mariana e Leticia, passam uma manhã conosco para compartilhar experiências. Essa semana, teremos a devolutiva sobre nosso lixo e nossos desafios com o corpo pedagógico e depois para todos nós.
🌎 Para além da escola
Não podemos esquecer que a responsabilidade com o lixo não deve se limitar ao ambiente escolar. Para que esse projeto tenha um impacto ainda maior é essencial que os pais também adotem a separação correta dos resíduos em casa, pois ensinar as crianças e adolescentes a distinguir materiais recicláveis, orgânicos e rejeitos é um passo fundamental para formar cidadãos conscientes, que no futuro contribuirão para um mundo mais sustentável.
Ao adotarmos essa mudança de hábito em família, mostramos aos nossos filhos que pequenas ações fazem a diferença. Portanto, separar corretamente o lixo, compostar resíduos orgânicos e reduzir o desperdício são atitudes que moldam uma nova geração de pessoas preocupadas com o meio ambiente e capazes de gerar impactos positivos na sociedade.
A mudança de hábitos começa agora!