ENSINO FUNDAMENTAL

DO 1º AO 9º ANOS

Nosso fundamental

O Ensino Fundamental na Escola Waldorf Angelim abrange ciclos iniciais e finais.

O currículo da Pedagogia Waldorf, inspirado na Antroposofia, é elaborado de maneira a trabalhar a criança tanto do ponto de vista físico quanto anímico e espiritual. O desabrochar progressivo desses três constituintes da organização humana é levado em conta por todas as matérias e todos os professores que cultivam em suas aulas o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir, incentivado por meio de abordagem artística constante em todas as matérias, além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar vai sendo estimulado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio.

O fato de não se exigir um pensar abstrato, intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Todas as disciplinas previstas nos Parâmetros Nacionais Curriculares como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia e Ciências, Educação Física, além das outras disciplinas com Música, Trabalhos Manuais, Religiosidade, Marcenaria e Artes Aplicadas são trabalhadas dentro dessa perspectiva pedagógica.

RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Os conteúdos são desenvolvidos de acordo com a faixa etária aproximada dos alunos, ou seja, a composição de assuntos de cada disciplina que são tratados em cada série leva em consideração o desenvolvimento da criança em cada etapa da sua biografia.

ENSINO EM ÉPOCA

Outra particularidade da pedagogia Waldorf é o Ensino em Épocas. Cada professor organiza os conteúdos de suas aulas em temas que se alternam normalmente de 4 em 4 semanas, possibilitando um mergulho e uma vivência mais profunda naquela disciplina. Por exemplo, o Professor de Classe trabalha com seus alunos uma época de português por 4 semanas, proporcionando a vivência profunda do tema, após troca-se para a época de matemática e assim acontece com todas as disciplinas.

PROFESSOR DE CLASSE

O Professor de Classe é o professor de referência da turma, a autoridade amada que percorre com os alunos o caminho de ensino aprendizagem ao longo do segundo setênio. É o professor responsável pelas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Por conta do grande tempo de convivência é possibilitado ao professor conhecer profundamente cada criança, individualizando suas necessidades.

Conheça o corpo pedagógico do Fundamental

Enviar uma mensagem
Olá, nós da Escola Waldorf Angelim agradecemos sua intenção de contato.
Podemos ajudá-lo?