PROJETO MICAEL

UM CONVITE À PEDAGOGIA WALDORF

O que é o Projeto Micael

Vivências Waldorf para o Jardim de Infância e para o Fundamental

O Projeto Micael dedica-se a oferecer vivências da pedagogia waldorf à comunidade interna e externa à Escola Waldorf Angelim. Duas turmas semestrais acontecem simultaneamente com os temas de Jardim de Infância (primeiro setênio) e Ensino Fundamental (segundo setênio). O projeto teve início com o apoio do Instituto Mahle em 2019, mantendo-se vivo desde então. As turmas são formadas por professores de escolas públicas e particulares, mães, avós, babás, terapeutas, profissionais da área administrativa, professores especialistas do ciclo II e estagiários da própria Escola Waldorf Angelim.

No curso sobre o Jardim de Infância as aulas contemplam temas sobre introdução à pedagogia waldorf, biografia humana do primeiro setênio, ritmo – anual, semanal e diários, mesas e cantos de época, sentidos básicos, brincar e os brinquedos, imagem e fantasia, rodas rítmicas, contos de fadas e histórias pedagógicas, gesto e movimento, sempre permeadas com muita vivência artística de desenho, música, aquarela, trabalhos manuais.

E no fundamental, sobre introdução à antroposofia, o desenvolvimento da criança no 2º setênio. Os 12 sentidos, os quatro temperamentos, o ensino por meio de imagens, narrativas que compõem o currículo, ritmo na vida do ser humano, ritmo e estrutura da aula principal, sempre intercaladas com vivências de modelagem, marcenaria, aquarela, trabalhos manuais.

As aulas, que acontecem um sábado por mês, são ministradas pelos professores da nossa escola– que tem formação e experiência profunda nos temas – e também por alguns convidados especiais.

Nossa busca, através do Projeto Micael, é por inspirar professores, famílias, e educadores em geral a olharem para seus alunos e filhos de maneira ampliada pela pedagogia waldorf e pela antroposofia.

Enviar uma mensagem
Olá, nós da Escola Waldorf Angelim agradecemos sua intenção de contato.
Podemos ajudá-lo?