Palestras Angelim: Ritmo e Rotina com Dr. Edison Rosa

Na manhã de sábado do dia 12 de abril pudemos contar com a brilhante presença em nossa escola do Dr. Edison Rosa que é pediatra, pneumologista e médico antroposófico. Na oportunidade, o doutor Edison promoveu uma roda de conversa que possibilitou o diálogo fluído, a escuta ativa e a interação entre os participantes. Logo no início deste bate-papo, o doutor explicou a diferença entre os termos patogênese e salutogênese, destacando que enquanto o primeiro encontra-se centrado nas causas das doenças e na compreensão dos mecanismos que levam ao adoecimento; o segundo está focado nos fatores que promovem a saúde e o bem-estar se atentando, portanto, para o fortalecimento do organismo e para a manutenção de uma vida saudável.

Como bem lembrou Edison, essa manutenção requer um trabalho cotidiano de prevenção à saúde, o qual deve estar alinhado com algumas práticas como: alimentação equilibrada, ambiente tranquilo, sono adequado, rotina e ritmo saudáveis. Esses dois últimos conceitos receberam atenção especial na palestra, uma vez que na visão da Antroposofia rotina e ritmo são essenciais para manter a saúde física, emocional e espiritual. Apesar de serem constantemente confundidos ou utilizados como sinônimos, esses conceitos são distintos e foram devidamente esclarecidos pelo doutor.

Rotina

  • Refere-se a uma sequência repetitiva e organizada de ações diárias, frequentemente ligadas à disciplina.
  • É algo conscientemente planejado e que pode ter caráter rígido, principalmente quando se baseia precisamente no tempo do relógio.
  • Tende a ajudar na organização prática a medida em que auxilia na previsibilidade.
  • Exemplo: horário exato para acordar, comer ou trabalhar.

Ritmo

  • É mais flexível e orgânico do que a rotina, pois está ligado ao movimento natural da vida e à conexão com os ciclos da natureza.
  • Envolve perceber e integrar o fluxo natural dos processos internos e externos (dia/noite, estações, ciclo lunar, respiração, digestão).
  • Está ligado ao equilíbrio e harmonia, respeitando o tempo certo de cada ação.
  • Exemplo: depois de uma atividade intensa ao ar livre, a criança tem um momento de pausa para o lanche, respeitando o movimento de expansão/contração.

Diante deste entendimento, o Dr. Edison nos convidou a refletir sobre as rotinas e ritmos presentes nas nossas casas e nos lembrou que ambos são essenciais para o equilíbrio emocional e para o desenvolvimento saudável do ser humano, especialmente na infância e adolescência.

Posts relacionados

Enviar uma mensagem
Olá, nós da Escola Waldorf Angelim agradecemos sua intenção de contato.
Podemos ajudá-lo?