O desafio do Lixo Zero continua

O Projeto Lixo Zero avança de forma intensa e dinâmica na Escola Angelim nos convidando para uma contínua reflexão acerca das pequenas ações que podemos fazer para reduzir nosso impacto no mundo. 

Após a realização dos trabalhos iniciais de separação e gravimetria dos resíduos gerados nas duas unidades – que evidenciaram a quantidade, bem como a qualidade, do que consumimos e geramos no ambiente escolar – foram efetuadas outras atividades tendo em vista a continuidade do projeto. Entre elas, cabe destacar a construção de novas composteiras verticais na Unidade do Fundamental, que foram feitas com o empenho de pais, professores e da equipe do projeto na tarde de sábado do dia 12 de abril.

Além dessa novidade, as composteiras já existentes no Jardim e no Fundamental seguem ativas e recebendo os resíduos orgânicos, assim como os resíduos verdes, gerados na escola. As alunas da Fatec, Leticia e Mariana, que são orientadas pela Maria Fernanda e a Becky, continuam indo semanalmente à Unidade do Fundamenta para acompanhar as atividades do projeto, esclarecer as dúvidas quanto a destinação dos resíduos e auxiliar a comunidade escolar nas etapas de trabalho. As alunas também têm dialogado com o grêmio estudantil da Angelim fazendo com que os estudantes se envolvam mais com o projeto, compreendam as práticas que estão sendo realizadas e ampliem sua conscientização ambiental.

Apesar dos avanços, o projeto Lixo Zero ainda encontra alguns desafios operacionais que envolvem, principalmente: a separação e destinação adequada dos resíduos e a correta realização da compostagem. Acreditamos que esses desafios serão superados com o tempo, a mudança de hábitos de consumo e a conscientização coletiva. Estamos todos em um processo de aprendizagem importante que implica uma real transformação do nosso modo de vida, priorizando a recusa, redução, reutilização, reciclagem e compostagem. 

Posts relacionados

Enviar uma mensagem
Olá, nós da Escola Waldorf Angelim agradecemos sua intenção de contato.
Podemos ajudá-lo?