EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNAL & JARDIM

No jardim de infância waldorf

Aqui a criança desenvolve sua personalidade e sua criatividade principalmente através do brincar livre e espontâneo.

Nas brincadeiras ao ar livre, a atividade motora é trabalhada da forma mais natural possível, através do saltar, pular, correr, balançar, subir em arvóres, girar etc.

Na sala, as crianças se dedicam a trabalhos de cozinha, modelagem, pintura, desenho e roda rítmica (com versos e músicas), além do brincar. Os materiais, sempre naturais, incluem panos de algodão, conchas, sementes, cordões de lã e brinquedos de madeira.

No final do período, as crianças são convidadas a ouvir um conto, preenchendo assim o dia com imaginação e fantasia.
As turmas são formadas por crianças de diferentes idades e isso é possível na medida em que a pedagogia enfatiza o desenvolvimento da individualidade dentro do grupo. Esse grupo também permite a troca natural de experiências entre as crianças, onde os mais velhos, no convívio diário, desenvolvem uma postura carinhosa de respeito e cuida- do para com os menores. Estes por sua vez tem nos maiores um exemplo.

A mesma professora, chamada de jardineira, acompanha essas crianças durante todos os anos de jardim, cultivando uma relação de afeto e confiança.

RITMO NO MATERNAL E NO JARDIM

A manhã da criança começa de forma tranquila e alegre, com atividades simples e repletas de sentido. A cada manhã ela ajuda a preparar o lanche do dia, em um dia da semana faz o pão, no outro faz aquarela, desenha e brinca livremente, dentro da sala e fora, no parque, expirando e inspirando. Enquanto junto com a professora algumas crianças integram-se a estas atividades, outras brincam na classe, utilizando os mais diversos materiais naturais, como troncos, sementes, tecidos de algodão, boneca de pano simples, etc. É um brincar cheio de calor, imaginação e criatividade.

Espalha-se então pela sala um aroma delicioso de pão assando e chá de ervas que logo será servido. Mas, antes da hora do lanche, o grupo se une em roda cantada cheio de versos, rimas e gestos, onde as crianças são levadas para os elementos das estações do ano. Depois, as mãozinhas são lavadas e é hora de saborear o lanche, precedido de versos de agradecimento á natureza e a todos que de alguma forma contribuíram para ele chegasse à mesa.

Após o lanche é hora de brincar em meio aos raios do sol, terra, árvores, troncos, areia e água. É um momento de grandes explorações e apreensão do mundo ao redor. O movimento toma conta de todo o corpo: pular corda, correr, subir, descer, enfim experimentar e vivenciar o equilíbrio, velocidade, peso, altura, coordenação, imagem corporal, noção espacial, tudo que utilizará mais tarde em seu desenvolvimento escolar.

Após essa alternância entre brincar dentro e fora, criando um ritmo e uma respiração, a manhã se encerra com uma linda história, alimento para sua vida imaginativa.

Conheça o corpo pedagógico do Jardim

Enviar uma mensagem
Olá, nós da Escola Waldorf Angelim agradecemos sua intenção de contato.
Podemos ajudá-lo?