A PEDAGOGIA WALDORF
DESDE 1919
A pedagogia waldorf
“O que diferencia a pedagogia Waldorf de outras correntes pedagógicas inovadoras, é a sua concepção do homem e do mundo, a forma como compreende e atua na realidade frente às necessidades de transformação.”
O objetivo maior da pedagogia Waldorf é o de desenvolver seres humanos capazes de dar um sentido e direção às suas vidas por eles próprios.
Criada pelo filósofo e cientista Rudolf Steiner em 1919 na Alemanha, é adotada atualmente por mais de 700 escolas em todo o mundo. No Brasil, a primeira escola foi fundada em São Paulo em 1956, e hoje são mais de 50, em várias regiões do País.
A prática da pedagogia Waldorf considera a aprendizagem em três âmbitos: do pensar, sentir e agir. Dessa maneira, trabalha o ser humano de maneira integral, equilibrando os aspectos cognitivo, emocional, social, e físico de maneira saudável.
APRENDENDO A APRENDER
Numa escola Waldorf, o professor considera o aluno em sua totalidade, nos níveis cognitivo, emocional, social e físico. Ele tem a função de promover o desenvolvimento das capacidades da criança, de despertar o interesse pelo mundo, além de proporcionar exercitação e trocas. Dessa maneira o aluno se sente apto a dar passos com confiança e criatividade, pois são estimulados a tirar conclusões próprias a partir das suas observações e confiar na sua capacidade de se relacionar com o que a vida lhes apresenta.
A pedagogia waldorf, além de educar para a vida, também atende aos desafios acadêmicos
Abrange as matérias básicas exigidas pela legislação para todas as escolas, além de outras como astronomia, teatro, música, euritmia (arte do movimento), trabalhos manuais, modelagem, marcenaria, jardinagem e pintura. É através da arte, da música, da poesia, e da arte de desbravar a natureza que as crianças descobrem o alfabeto, desenvolvem o raciocínio matemático e aprofundam-se no mundo das ciências, da geografia e da história.
Um mesmo professor acompanha a criança durante todos os anos do ciclo, permitindo um maior conhecimento das aptidões, características e eventuais dificuldades de cada aluno. Outro diferencial é que o pensar abstrato começa a ser preparado aos sete anos de idade, sengo exigido a cada ano um pouco mais. Habilidades como leitura e o raciocínio lógico e matemático são explorados formalmente somente no Ensino Fundamental.
A pedagogia Waldorf, além de educar para a vida, também atende aos desafios acadêmicos. O índice de aprovação na Escola Técnica Federal de Santa Catarina por alunos formados pela Escola Anabá, em Florianópolis, ultrapassa os 75%. O índice de aprovação no vestibular no ano 2000 pelos alunos da Escola Rudolf Steiner, de São Paulo, foi 100%.