Foram meses de trabalho colaborativo, com estudo, busca de referências, análise de cenários e muita escrita. Também houve muita ‘tentativa e erro’ para chegarmos ao caminho possível que trilharemos a partir de agora.
Não foi trivial, nem fácil. Desenhar as estruturas de uma pétala tão relevante demandou – além de tempo – profundidade, ponderação e conciliação.
Muitas mãos envolvidas. Ao longo do percurso algumas se perderam, outras seguiram, novas chegaram. Mas todo este caminhar foi necessário (e salutar!), para que o Conselho pudesse nascer para além do papel.
Este processo, foi no entanto, estruturante e contribuiu para o amadurecimento, não apenas das ideias, mas também das pessoas. Se hoje damos este passo, o fazemos com mais confiança e legitimidade.
Um desfecho positivo de um impulso que começou no ano passado, sob a guiança do educador Waldorf e consultor Tião Guerra, durante a Imersão no Planejamento Associativo. Mas se lá atrás um dos objetivos era ampliar o engajamento das famílias na vida associativa da escola, hoje temos uma maior clareza de que também é sobre escuta, acolhida, vínculo e respeito.
E qual Será o Papel do Conselho de Família?
- Atuar como mediador e porta-voz das famílias
 - Facilitar a comunicação e o diálogo aberto entre as famílias, corpo docente e administrativo, promovendo a transparência e confiança mútua
 - Apoiar o desenvolvimento socioemocional das crianças e das famílias, alinhadas com os valores da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia
 - Promover a inclusão e acolhimento
 - Avaliar o resultado da pesquisa anual realizada pela escola, visando orientar as ações de acordo com necessidades e expectativas da comunidade
 - Fomentar e fortalecer redes de apoio
 - Fomentar a educação contínua, contribuindo para a disseminação dos princípios da Pedagogia Waldorf e da Antroposofia entre as famílias
 
Além disso, por meio do Colegiado Comunitário (grupo de cinco Conselheiros que fará a interface direta com as Diretorias Administrativa e Pedagógica), se buscará auxiliar a tomada de decisões e realizações da escola, num fluxo coerente com a integridade do organismo escolar.
O que Acontece a Partir de Agora
Com a vigência do novo regimento (aprovado em 24 de maio) dá-se início ao ritmo de encontros periódicos, entre todos os Conselheiros de Sala (que representam os anseios e necessidades de suas microcomunidades), bem como se ativa o exercício do Trevo Associativo Angelim, com a integração do Colegiado Comunitário à Gestão Ampliada.
Muitas Vozes, Uma Só Canção
Aos bravos Conselheiros que aceitaram o convite de dar corpo a esta tão importante pétala, pavimentando o caminho para os que ainda chegarão, o nosso muito obrigado!
São eles:
| Sala | Conselheiro/a(s) Titulares | Suplentes | 
| Maternal Profa. Claudinha | Tânia Valle* | Geórgia Palandi | 
| Maternal Profa Luciana | Thiago Valesi* | Rachel Santana | 
| Maternal Profa Lígia | Rodrigo (a confirmar) | |
| Jardim Profa Roberta | Sâmiah A Abed* | |
| Jardim Prof. Carlos | Daniel Sahade** | Glaucia Caixeta | 
| Jardim Profa Kelly | Rafael Meschiatti | Carol Melo | 
| Jardim Profa Lis | Ana Carolina | Fernanda Farias | 
| Primeiro Ano | Pedro Martins | Taíssa Gibrail | 
| Segundo Ano | Letícia Faria | Sérgia | 
| Terceiro Ano | Thiago Rani | Renata Rino | 
| Quarto Ano | Jorge Chaguri | Natália Alberice | 
| Quinto Ano | Camila Fortunato | Janice | 
| Sexto Ano | Ivan S Anselmo* | Camila | 
| Sétimo Ano | Sabrina Sancheta* | Cinthia Palomino | 
| Oitavo Ano | Nadia Minetto | |
| Nono Ano | Eglair Vascão | Cintia Chaguri | 
*Também membros do Colegiado Comunitário. ** Também Conselheiro Suplente do Colegiado Comunitário.
E a todos os que puderam contribuir nas diferentes etapas do processo, agradecemos o empenho, dedicação, resiliência e fé!
Alcançar a harmonia num coral de muitas vozes é, de fato, um grande desafio, porque exige o equilíbrio delicado das forças de cada voz. Mas o resultado costuma ser lindo e emocionante.
Que assim seja!


				

