EDUCAÇÃO INFANTIL
MATERNAL & JARDIM
No jardim de infância waldorf
Aqui a criança desenvolve sua personalidade e sua criatividade principalmente através do brincar livre e espontâneo.
Nas brincadeiras ao ar livre, a atividade motora é trabalhada da forma mais natural possível, através do saltar, pular, correr, balançar, subir em arvóres, girar etc.
Na sala, as crianças se dedicam a trabalhos de cozinha, modelagem, pintura, desenho e roda rítmica (com versos e músicas), além do brincar. Os materiais, sempre naturais, incluem panos de algodão, conchas, sementes, cordões de lã e brinquedos de madeira.
No final do período, as crianças são convidadas a ouvir um conto, preenchendo assim o dia com imaginação e fantasia.
As turmas são formadas por crianças de diferentes idades e isso é possível na medida em que a pedagogia enfatiza o desenvolvimento da individualidade dentro do grupo. Esse grupo também permite a troca natural de experiências entre as crianças, onde os mais velhos, no convívio diário, desenvolvem uma postura carinhosa de respeito e cuida- do para com os menores. Estes por sua vez tem nos maiores um exemplo.A mesma professora, chamada de jardineira, acompanha essas crianças durante todos os anos de jardim, cultivando uma relação de afeto e confiança.
RITMO NO MATERNAL E NO JARDIM
A manhã da criança começa de forma tranquila e alegre, com atividades simples e repletas de sentido. A cada manhã ela ajuda a preparar o lanche do dia, em um dia da semana faz o pão, no outro faz aquarela, desenha e brinca livremente, dentro da sala e fora, no parque, expirando e inspirando. Enquanto junto com a professora algumas crianças integram-se a estas atividades, outras brincam na classe, utilizando os mais diversos materiais naturais, como troncos, sementes, tecidos de algodão, boneca de pano simples, etc. É um brincar cheio de calor, imaginação e criatividade.
Espalha-se então pela sala um aroma delicioso de pão assando e chá de ervas que logo será servido. Mas, antes da hora do lanche, o grupo se une em roda cantada cheio de versos, rimas e gestos, onde as crianças são levadas para os elementos das estações do ano. Depois, as mãozinhas são lavadas e é hora de saborear o lanche, precedido de versos de agradecimento á natureza e a todos que de alguma forma contribuíram para ele chegasse à mesa.
Após o lanche é hora de brincar em meio aos raios do sol, terra, árvores, troncos, areia e água. É um momento de grandes explorações e apreensão do mundo ao redor. O movimento toma conta de todo o corpo: pular corda, correr, subir, descer, enfim experimentar e vivenciar o equilíbrio, velocidade, peso, altura, coordenação, imagem corporal, noção espacial, tudo que utilizará mais tarde em seu desenvolvimento escolar.
Após essa alternância entre brincar dentro e fora, criando um ritmo e uma respiração, a manhã se encerra com uma linda história, alimento para sua vida imaginativa.